22o. post – MC de 11 de novembro de 2007

12 nov

jk2.jpg

No programa da semana passada, Lucas contou que foi motorista de Juscelino Kubitscheck – o que gerou comentários de assinantes curiosos a respeito. Mandei um e-mail para ele pedindo que ele contasse mais sobre isso, e ele cordialmente me respondeu e autorizou a publicar a mensagem, que segue abaixo na íntegra:

—– Original Message —–

Sent: Wednesday, November 07, 2007 11:59 AM

Subject: Re: sobre o JK

Marcos,
É um pouco fora de propósito, mas conto para você. Meu avô e ele eram amigos quando JK era governador de Minas. O velho era Procurador Geral do Estado e depois Desembargador, e quase foi parar como Embaixador no Vaticano. Era católico. Meu trablaho com Juscelino foi só uma coincidência. Eu era correspondente do grupo Bloch em NY e o Adolfo me pediu para assessorar o JK durante um mês de palestras que começaram em São Francisco e terminaram na Columbia. Quando ele soube de quem eu era neto, as relações ficaram mais camaradas. Todas as noites, D. Sara ir dormir cedo e eu ficava ouvindo as histórias políticas dele. Ele comia só espaguetti com bola de carne. Não gostava de viajar de avião e a conferência que ele fazia era um fracasso. Falava mal inglês e parecia um discurso de campanha de uma hora e meia. Os auditórios ficavam quase vazios no final.
Há outras histórias, a melhor delas é sobre o rompimento do Jânio com o Lacerda. Fica para outra.

Abraço,
Lucas

E agora, para a edição desta semana:

farmingville.jpg

 A conexão BH começa com seus usual suspects dando uma receita de melado paquistanês. Com ou sem terror islâmico, cabeças vão rolar (ou “vão cair”, como disse o Diogo). O professor Caio, defensor dos advogados barrigudos, dá uma aula sobre a situação nuclear da região. O professor Ricardo ensina sobre a economia mundial, e o fórum da semana pergunta: a democracia é sempre a melhor solução? Dentre todas, fico com a resposta mineira do Lucas: “A democracia constitucional ainda é o menor de todos os males”. Enquanto isso, a democrática família Clinton é atingida por mais uma bomba: o livro “Target: Caught in the crosshairs of Bill and Hillary Clinton”, da baranga moral Kathleen Willey. Assista aqui à entrevista que ela deu ao programa Hannity & Colmes na semana passada, e tire suas próprias conclusões.

No segundo bloco, a convidada Maria Luiza Viotti, embaixadora que representa o Brasil na ONU e na obsessão do país em ganhar uma cadeira no Conselho de Segurança. As perguntas dos manhattans foram ótimas, criativas, diretas e pertinentes. Pena que a embaixadora não respondeu nenhuma delas. A mineira é até simpática, mas não valeu gastar o cabo da televisão para assisti-la. A única parte da conversa que fez algum sentido foi sobre Alter do Chão, um vilarejo escondido no Pará – onde, é claro, Ricardo já esteve. Aliás, para que lugar deste mundo o Ricardo não viajou ainda? Quem souber ganha um pão de queijo.

A seguir, Angélica não foi de táxi e pegou o metrô com Joseph Berger e seu livro “The world in a city”, no qual ele fala sobre 25 grupos de imigrantes em New York. Leia aqui uma parte do livro publicada no The New York Times, que fala sobre os gregos, árabes e brasileiros. O cinéfilo Ricardo indica o desconhecido documentário Farmingville, que foi exibido pela PBS e lançado em DVD. Para ver o trailer e mais informações sobre o filme, clique aqui. Para ir direto à transcrição de uma entrevista dos cineastas Carlos Sandoval e Catherine Tambini, clique aqui.

A matéria da Lúcia fala sobre a exposição Geometry of Hope, que mostra por que a arte latina não é um saco de gatos. Lucas concorda que cada macaco deve ficar no seu galho, fecha o zoológico e vai para o cinema com American Gangster. Como eu acho que o último filme de Ridley Socott foi Thelma & Louise, não tenho a mínima vontade de ver sua nova produção – ainda mais porque ela é estrelada por Russel Crowe, por quem tenho uma antipatia monumental. Mas se você não concorda, veja aqui o site oficial do filme, e aqui os trailers no YouTube. Aproveite e faça o mesmo para conhecer o trabalho do compositor Guinga, preferido da Lúcia e principalmente do Diogo: veja o site oficial aqui, e clipes no YouTube aqui.

Musicas e locais da semana: 1 – Jardins da ONU. Música: Good morning starshine, do musical Hair. 2 – Restaurante Roti Boti. Música: I love you Pakistan, com Shahida Minni. 3 – Blue Note. Música: Você vai ver, com Rosa Passos. 4 – (Boa noite) – Filme: Minha super ex-namorada. Local: Restaurante I tre merli. Música: Oye como va, com Tito Puente.

Dê sua opinião sobre o MC desta semana… deixe um comentário no blog! Para receber atualizações do fã-clube do  Manhattan Connection, clique aqui.

AVISO: a área de Vídeos e Reportagens da página inicial do fã-clube foi atualizada com os seguintes vídeos: entrevista de Diogo Mainardi no programa do Jô Soares e entrevista do professor Giovanni Arrighi a Lucas Mendes no programa Milênio. Entre na página inicial do fã-clube por aqui.

7 Respostas to “22o. post – MC de 11 de novembro de 2007”

  1. Cláudia :-) às 12:34 #

    Lucas, seus Gagarins e Meu Susto! Programa 11/11/07

    O programa começa mostrando mais tragédia incompreensível. Não gosto nem de falar sobre o assunto, pois meus tico e teco n entendem o pq disso tudo.
    A tragédia continua com o primeiro sinal de “Macho No Ar” no programa qdo a Embaixadora é entrevistada pelos “malvados”. Com todo respeito à embaixadora, mas ela mais parecia um pedaço de filé jogado aos leões DM e Ricardo. Ô dó!
    Eis que então chega a hora dos e-mails. Estou tranqüila na minha cama pq, na semana, mandei e-mail apenas para o Lucas, perguntando PQ ELE NÃO BEBE ÁGUA BRASILEIRA e sobre JK? Respondeu e ficou nisso.
    Do nada Lucas cutuca a onça com vara curta que, nesse caso sou eu. Eu fui a vara curta da vez no MC de 11/11/07 qdo o DM foi questionado sobre pq usar apenas camisas azuis. Tá doido Lucas? Meu máximo é fazer esse tipo de pergunta na comunidade do MC pq o apedrejamento é light.
    Qdo DM bateu no peito e começou a dizer que usa camisa azul pq é coisa de “Macho” meu coração saiu pela boca. 20 Lexotans não me acalmariam naquele momento. Que medo da resposta do DM! Caramba.
    Tudo bem que eu ache que DM pareça Roberto Carlos com essa sua mania de usar apenas camisas azuis, mas daí enviar e-mail ao MC perguntando isso seria no mínimo querer acabar com a minha vida em rede de TV.
    E o Caio se balançando, mostrando que também estava de camisa azul? Uma graça! Macho que é Macho se une em causa nobre.
    “A Terra é Azul!”. Pronto. Gagarin acabava de implantar o machismo azul na terra! Agora percebo nitidamente que ele é um dos criadores do TOC – transtorno obsessivo compulsivo – pela cor azul. O cara sai da Terra, vai para o espaço e ao invés de jogar purpurina rosa lá de cima em homenagem a nós mulheres, diz uma frase besta desta. Pior que ele, somente a da mãe do Lula, que já nasceu analfabeta!
    A moça aqui do interiorrrrr acredita saber o pq das camisas azuis. DM também sabe, pois é filho de publicitário.
    Ricardo colocou a culpa em Bush por tudo. Eu culpo Bush no caso Corinthians. Idolatro o goleiro Fábio que impediu o Timão de cair para segundona ontem.
    Não. Não assisto futebol, mas meus sobrinhos gêmeos me ligam todo momento q acontece alguma coisa qdo o Timão joga. E eles só têm 08 anos. Tô ferrada.
    E se eu fosse bonita teria me sentido uma burra qdo ele elogiou Gisele por cobrar cachê em euro. A feia aqui continua acreditando numa virada radical do dólar no mundo com o lançamento de “descobertas” que os EUA comunicarão. E é pra breve.
    Como o Lucas cortou todo mundo ontem fica aqui meus parabéns à Lúcia, que além de estar muito bem no vídeo ainda usou de bom humor com DM. Corajosa!

    NINGUÉM MERECE: outra vez cena do filme minha super ex-namorada!

    COLÍRIO DA NOITE: Ricardo e seus cabelos grisalhos!

    *PS* Marcos, minha sessão colírio de hoje não pode ser questionada, ok? George Clooney eu deixei…rs. O moço está cada dia mais bonito.

  2. marcosalexandre :-) às 12:59 #

    O Ricardo também é o meu preferido… mas, grisalhos ou não, os cabelos dele estão precisando de um bom corte. Algo moderno, arrojado, que combine mais com ele e o deixe mais charmoso ainda…

  3. Cláudia :-) às 13:21 #

    Corte nenhum. Imagine aqueles cabelos com gel.

  4. Cláudia :-) às 15:18 #

    Corrigindo…

    1-DM não bateu no peito. Ele mexeu as mãos e disse “pq é coisa de macho” e brincou com o Caio. Só fui ver isso ontem à noite.No dia quase não vi nada pq esperava uma resposta daquelas.Sorry por eu achar que DM é sempre o DM da Veja. E obrigada por ter levado na brincadeira. Leva o troféu “Homem Mais Bonito Que Roberto Carlos”.

    2- Não assisto futebol e meus sobrinhos me corrigiram hoje. O goleiro do Timão chama-se Felipe e não Fábio como escrevi. O que me interessa é o resultado.

    3- A mãe do Lula não disse frase alguma, como dá a entender o texto. Quem disse a frase foi Lula.

  5. Gerana Damulakis :-) às 22:22 #

    Marcos: posso colocar o endereço deste blog nos favoritos do meu blog?
    Em caso afirmativo, peço que você faça uma avaliação do meu e, sendo aprovado, também coloque uma entrada aqui dando no
    http://leitoracritica.blogspot.com/
    Obrigada

  6. Marcos, agora que estou em férias(novembro) posso me dar ao luxo de assistir MC, 02 vezes, no mínimo. E não canso.
    Continuo encantada com todos os sons colocados quando se mostra alguma áreas da cidade. Bom que revejo e lembro filmes.
    A Viotti não disse para o que veio(minha opinião).
    Continuo encucada com Lucas Mendes que mesmo com anos de NY, vez por outra pede ajuda para algumas coisas que não lembra(ou não sabe) pronunciar.
    Não achei, e olhe que procurei, a entrevista do Diogo, ao Jô Soares.
    O resto é só prazer de receber, por email, essa delícia de blog, organizado por vc.
    Grata, Marcos,
    Liliane de Paula Martins

  7. marcosalexandre :-) às 13:25 #

    Gerana, seu blog já está na lista de link amigos.

    Liliane, a entrevista está na página inicial do Fã-clube em http://manhattanconnection.wordpress.com – clique no link Vídeos/Reportagens. A entrevista do Diogo é o penúltimo item da lista.

Deixe uma resposta

