44o. post – MC de 6 de abril de 2008

7 abr
 
A Conexão democrática começa amarrando o patriarca Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe que de herói transformou-se em déspota megalomaníaco e lançou o país na negra armadilha da penúria. Diogo Mainardi não tem 170 anos, mas tem esperança de que o país não fica pior do que já está. Falta dinheiro e liberdade, e a sabedoria africana ensina que rios cheios de crocodilos e jacarés não são tão ruins assim. Já na capital do capitalismo, o palavrão de ordem é a recessão – não sabemos se o macaco está certo, mas pelo menos ele está no meio do caminho. Enquanto isso, George Bush cutuca o urso com vara curta, Cristina Kirchner não larga o osso e a Otan abre as portas de seu blube para os ditadores latinos.
 
A seguir, uma convidada no Blube do Bolinha: a professora Lilia Schwarcz, antropóloga e autora do livro O sol do Brasil. Segundo ela, o racismo é cordial, as ações afirmativas são ambivalentes e as políticas compensatórias descompensam. O que importa é mais cor e menos raça. Na circunstância política, Obama agencia a mestiçagem e fica branco – mas vai se dar mal. Nos Estados Unidos, Martin Luther King foi um desobediente pacífico, e no Brasil não há solução democrática para os privilégios das quotas.
 
[pausa para o momento styling: Diogo deu uma de Elvis Presley e caprichou do topete – mas não trocou e camisa e continua grudado no cenário. Já Ricardo usou as cores certas, com um terno azul escuro e uma  gravata de listras amarelas que destacaram-se perfeitamente. Caio estava ótimo de azul e cinza, mas uma camiseta branca com jaqueta de couro combinariam mais com seu estilo bad boy. O cabelo da Lúcia está cada vez melhor, e a gargantilha não tem erro – mas a roupa repetida não colou, e o Oscar de melhor figurino vai para o Lucas, o mais bem vestido da noite com terno azul retinto e camisa cor-de-rosa]
 
No terceiro bloco, as mulheres desesperadas da Bravo TV são piranhas, mas aumentaram a audiência em 30% nos blubes de socialites, aspirantes a socialites e nadadores do rio Limpopo. Ajude-as a aumentar a audiência também na internet e visite o site oficial do reality show The Real Housewives of New York City clicando aqui. Os antropólogos Diogo Mainardi e Ricardo Amorim preferem as milionárias do Saia Justa, que têm mais credibilidade do que o jornaleco The Wall Street Journal, que publicou a matéria U.S. slump takes toll across globe. E Caio Blinder, que é resiliente em seus comentários na Jovem Pan, fez um jabá do livro Economia sem truques – leia o prólogo aqui.
 
Falando em jabá, Inhotim cerca a arte com a paisagem, e a realidade supera a imaginação. Seus 40 acres colocaram Minas Gerais no roteiro internacional – e nas revistas internacionais também: para ler a matéria que Lúcia Guimarães fez sobre Inhotim para a Artforum, clique aqui. E se os artistas fogem para Londres, os mexicanos continuam fugindo para entrar no blube dos Estados Unidos. Um deles é o esperto, teimoso e cativante Carlitos, personagem do filme La misma luna (site oficial aqui, trailer aqui). Aviso aos imigrantes: a história é corriqueira e propagandista. Angélica, traga o lenço de papel.
 
Músicas e locais da semana: 1 – Karrin Allyson no Birdland Jazz Club. Música: Stompin’ at the Savoy. 2 – Exposição I want to believe, de Cai Guo-Qiang no Guggenheim Museum. 3 – Exposição O caminho das águas, de Valdir Cruz, no Throckmorton Fine Art. Música: I want you to want me, com Tony Sherr. 4 – (Boa noite) – Filme: Eu sou a lenda. Local: Metropolitan Museum. Música: Redemption song, com Bob Marley.
 
Fórum da semana: Por que o Brasil nunca teve um Martin Luther King? A resposta do Lucas foi a melhor do blube: “País que tem Lula da Silva não precisa de Martin Luther King”.
 
Bônus da semana: Esqueça os reality shows de piranhas. O melhor seriado sobre New York foi (e provavelmente sempre será) Sex and the city. Abaixo, a melhor seqüência de todas as seis temporadas da série:
 
 
Aviso de atualização do Fã-blube do Manhattan Connection:
 
– Seis vídeos em que os integrantes do Manhattan Connection falam sobre o programa e seus colegas, em gravações feitas nos camarins da gravação do especial de 15 anos em São Paulo
 
– Trecho do Manhattan Connection no Saia Justa
 
– Paulo Francis entrevista Norman Mailer
 
Veja na área de vídeos e reportagens na página inicial do fã-blube

5 Respostas to “44o. post – MC de 6 de abril de 2008”

  1. claudia :-) às 9:36 #

    Programa fraco.
    A convidada, Lilia Schwarcz, deu de presente ao programa um assunto que poderia ter tido maior participação dos moços das bancadas. Não quiseram. Preferiram ficar nas perguntas banais, corriqueiras. Isso quando falaram alguma coisa.

    Muita preocupação com jabá.
    Para não haver interrupção boba com livros que a maioria não vai ler, sugiro que coloquem, no final do programa os caracteres com jabás.
    Mas depois da música que fecha o programa. Quem quiser que assista.

  2. Renata :-) às 17:25 #

    Eu já achei o contrário da Claudia. O assunto rendeu bastante e todos queriam falar, porém faltou tempo. Aliás, tem faltado, talvez seja a hora de estender o programa em pelo menos 30 minutos para as discussões serem mais profundas.

    Cheguei a conclusão que o R.A. sempre acerta o styling porque nunca se arrisca num figurino diferente. Neste domingo o Lucas colocou-o no chinelo com a combinaçao arrojada da camisa rosa e o terno escuro.

    MAs gostei da sugestão da Claudia sobre o jabá junto aos créditos.

  3. Elaine Keiko :-) às 8:32 #

    Concordo com a Renata. Sabemos que é difícil aumentar o tempo de um programa, mas acredito que seja a hora de estender mesmo.

    Gostei muito do comentário do Diogo e do Ricardo sobre a educação em nosso país.

    Achei muito engraçado o Caio na apresentação qdo o Lucas o chama e o tchau do Diogo no final.

  4. claudia :-) às 10:30 #

    não lembro do tchau do DM. Como foi?

  5. Elaine Keiko :-) às 13:06 #

    O Lucas disse que ele estava falando muito (bem no finalzinho), então qdo acabou de falar acenou e disse tchau. O que nunca acontece, pois apenas o Lucas se despede.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s