70o. post – MC de 26 de outubro de 2008

27 out

A Pérola Connection começa apresentando o convidado Merval Pereira. Lucas disse que ele já esteve outras vezes na Conexão – eu não lembro. Mas o cara é bom – veja o podcast dele aqui, e vídeos de participações em programas da Globo News aqui. Merval chegou para discutir as nossas eleições municipais, as “primárias brasileiras”. Aqui não tem partido – tem cacique, mas parece que a vitória foi do PMDB, um partido que seria grande se migrasse para ele mesmo. Serra ganhou de lavada, e o PT perdeu nas principais capitais (mas ganhou aqui na minha cidade – onde, aliás, o PMDB também é descaradamente corrupto, então não sei qual é o pior). E se Gabeira não foi um Obama, resta saber se Eduardo Paes vai cumprir a promessa de dar a primeira entrevista para o CQC e tomar um banho de mar com aquela sunguinha que ganhou do programa. Da política para o cinema: os manhattans discutiram o filme W, de Oliver Stone, que foi  indicado pela Lúcia no mês passado e que foi feito na época errada (site do filme aqui, trailer aqui).

No segundo bloco, o assunto é a campanha presidencial americana. Não é qualquer vara-pau que vai levar a eleição, mas Obama mais ganhou por causa da raça do que perdeu. Entre os manhattans, as perguntas são óbvias e as respostas são inteligentes – ao contrário do McCain, que cometeu a maior gafe da campanha ao chamar Sarah Palin. A imprensa está inventando uma  competição para manter a audiência, e só o Diogo Mainardi ainda tem alguma expectativa real em relação ao McCain. Enquanto isso, o Obama quer espalhar a riqueza – ouça o podcast de Diogo sobre o assunto aqui. O tema das eleições já cansou, e infelizmente não vai acabar tão cedo. Esta semana, mais interessante foi observar o Caio, que estava ansioso para falar – talvez mais do que o usual, pelo programa ter sido ao vivo – e o Diogo, que pegou uma bronquite globalizada e não parava de tussir. Mas o que roubou a cena foi o surgimento daquelas duas vigas de madeira atrás do Diogo e do Ricardo no cenário do Rio. O cenário já é meio fraco, e acrescentar madeira a ele não ajudou em nada… Que tal voltar para o cenário anterior, aquele de antes das comemorações de 15 anos?

A seguir, a conversa é sobre o João Grandão John Keynes. A solução para a economia está na quimioterapia do estado, mas na batalha John Keynes X Milton Friedman faltam parâmetros da realidade para salvar o capitalismo dos capitalistas. Caio ficou mais calmo e deixou as gralhas falarem – afinal, quando os fatos mudam, não se pode ser dogmático. E no momento jabá, Lucas indicou o cd Novas Bossas, o Jobim Trio.

Para encerrar uma edição de assuntos meio chatos, o MC recebeu Claudia Calirman,  professora de história da arte que já começou cometendo uma gafe e chamando o Ricardo de Diogo. Claudia foi a curadora da exposição Endless Lines – sobre a qual Lucas mostrou o artigo At Lehman Gallery, getting a feel for the abstract, publicado no The New York Times. Das linhas de Elizabeth Jobim, a conversa foi para a noite estrelada de Vincent van Gogh. A história do pintor é mal contada, e ele não era tão pobre quanto pensamos, pois seguia o conselho do Diogo e guardava no colchão o dinheiro que ganhava o irmão Theo. O principal assunto do bloco foi a exposição Van Gogh and the colors of the night, que está no MoMA – mas que você pode ver pela internet aqui.

Momento ManhaTIE Connection: Lucas e Ricardo adotaram o estilo clean, com gravas lisas e sóbrias. A do Lucas era marrom, bem estreita e moderna, e a do Ricardo era azul – bonita, mas que teria ficado melhor com um paletó preto do que com aquele cinza clarinho. Já a gravata do Caio era uma pérola: vermelha e laranja, só pode ter sido presente do Hugo Estenssoro. Resultado da semana: medalha de bronze para o Caio, de prata para o Ricardo e de ouro para o Lucas.

Fórum da semana: o fórum não estava disponível no site do GNT :-|

Vinhetas da semana: 1 – Cenas do filme W. 2 – Hudson River Park. Música: Etude nº 1, de Philip Glass. 3 – Exposição Endless Lines, de Elizabeth Jobim no Lehman College Art Gallery. Música: Dias azuis, com Milton Nascimento & Jobim Trio. 4 – (Boa noite) – Filme: Homem-Aranha 2. Local: Madison Park. Música: Raindrops keep fallin´on my head, com BJ Thomas .

Observação I: nas vinhetas, apareceu a indicação da Rádio GNT. Isto dá a entender que as músicas podem ser ouvidas na rádio, não é? Mas eu procurei as músicas indicadas nesta edição do Manhattan e a busca retornou sem resultados… Por que será que indicam a rádio nas vinhetas se as músicas mostradas não estão lá?

Observação II: aquele vídeo da semana passada, Las consecuencias de la crisis, não foi postado aqui porque eu não o achei na internet. Pedi o link para a Angélica, mas ela não tinha mais, e ficou de me mandar caso encontrasse. Parece que o vídeo não está mais na internet – ou está muito bem escondido, porque ninguém o acha mais.

Bônus da semana: já que Van Gogh foi o assunto mais interessante do MC esta semana, vejam esta pérola que encontrei no YouTube: Don McLean cantando Vincent ao vivo em 1972. E logo abaixo, uma foto dos burros no lenço de Sarah Palin, comentado pelo Ricardo.

Página inicial do fã-clube

2 Respostas to “70o. post – MC de 26 de outubro de 2008”

  1. Renata :-) às 12:00 #

    oi Marcos,

    Uma pergunta simples: vc sabe porque alguns programas sao gravados e outros sao ao vivo? É para ficar mais atualizado com algum acontecimento no sábado ou no domingo?

    Abraços,
    Renata

  2. Marcos :-) às 10:19 #

    Sim, é isso mesmo. Os programas ao vivo são nos dias dos resultados das eleições, para comentar estes resultados… Já foi assim em eleições passadas também.

    Na época do atentado de 11 de setembro também alguns programas foram ao vivo, pela importância de se comentar os fatos em “tempo real”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s