91o. post – MC de 22 de março de 2009

23 mar

manhattan-connection

Os pavões da Galinha Morta Connection veem uma lamparina no fim do túnel. Depois de Angola e do Azerbaijão, a economia do Peru está… do peru! Mais metálico do que o pintinho Uruguai, o Peru vem subindo há sete anos. Agora vai descer – mas vai se recuperar e cantar de galo quando se tornar o novo caminho luminoso do mundo. Lucas Mendes sente saudades da Frente Farabundo Martí e do tempo em que El Salvador era o centro do mundo, e Caio Blinder fala de Vânia, ou melhor, Vanda Pignato, a militante do PT que é primeira-dama. Enquanto isso, no poleiro vizinho o México criou barreiras que vão depenar a águia americana, no Irã o reformista blefou e caiu e nos Estados Unidos o presidente Obama fez um vídeo-apelo postado no blog da Casa Branca.

No segundo bloco nem sempre a culpa é da imprensa. Ela não cantou a bola e ajudou a inflar a bolha – mas poderia ter evitado a explosão? No sobe-e-desce da bolsa a audiência das redes financeiras está em alta, e o canal CNBC é a voz populista das elites contra Barack Obama, o inimigo do capital. Lucas lembra que no ano 2000 o ombudsman do The New York Times já havia denunciado o mercado imobiliário fajuto, e Diogo fala dos dois tipos de imprensa brasileira: a verdadeira e a que acredita no pacote publicitário do governo. Para uma abordagem mais compreensiva sobre tudo isso, leia as colunas dos manhattans: Notícia ruim? Foi engano, de Lucas Mendes, Quais são as três letras infames no alfabeto político nos EUA, de Caio Blinder, e A costela do bispo, de Diogo Mainardi.

A seguir, o amor com barreiras é sempre sublime no musical criado por quatro gays enrustidos que se tornou um clássico baseado em outro baseado em outro. Hoje West side story continua na mesma cidade – mas com uma versão em espanhol, uma Maria argentina e um recorde de vendas nas bilheterias. Caio não viu e já gostou, e lembrou da versão gay East side story – que aliás eu vi e não gostei muito, mas cujo trailer você também pode ver aqui antes de decidir se quer assistir também.

Esta edição encerra com a outra fronteira americana, mostrada em um filme muito premiado e pouco conhecido. Em Frozen river (site aqui, trailer aqui) a diretora estreante Courtney Hunt une uma índia e uma branca que estão numa pindaíba e trabalham juntas por uma fria necessidade. O filme étnico é ainda da época em que as pessoas queriam entrar nos Estados Unidos – e depois dos comentários dos manhattans até parece interessante. Algumas vezes já me deparei com Frozen river para baixar na internet e nem tive curiosidade, mas agora vou querer assistir – de preferência bebendo um cuba-libre congelado como o que o Pedro Andrade mostrou na reportagem sobre mixologia.

Aliás, o que será que o Pedro está tramando com estas reportagens? Primeiro ele fez a gente gostar de hip-hop, e agora fez todo mundo querer virar alcoólatra. Será que no próximo programa ele vai nos convencer a fumar maconha brasileira? ;-) Bem, enquanto esperamos a gelatina sem sabor derreter no gelo, uma boa ideia é ler “Cidadão do mundo”, entrevista que Pedro Andrade concedeu para a revista DOM. Eu já fui assinante e posso garantir que a DOM não tem o mínimo de consideração com seu público e é certamente a pior publicação que existe na face da Terra – mas pelo menos uma coisa a revista fez de bom. Acesse a área de mídia do fã-clube, baixe a entrevista completa e confira!

Momento ManhaTIE Connection: Lucas fez a linha alles blau com sua gravata azul de bolinhas brancas, e Caio usou outra vez a gravata cinza com
listrinhas azuis – que é bonita e chique, mas que não deveria ter sido
repetida em tão pouco tempo. Ricardo foi ao balneário com uma gravata
vermelha com listras pretas e ganhou o troféu “Eu e a torcida do Flamengo”,
e Pedro não conseguiu escapar do Hugo Estenssoro, que achou o rapaz no Please don´t tell e lhe presenteou com uma gravata bordô com estampa tão
indecifrável quanto aquele seu colete de neoprene.

Fórum da semana & Vinhetas da semana: pela segunda vez consecutiva o canal GNT não disponibilizou as respostas do fórum nem as informações das vinhetas. Que pena, pois eu gostaria de colocar aqui o link para aquela
exposição de fotografias e para o Parque Central :-|

Bônus da semana: o pedacinho da sequência da canção Good morning mostrado na primeira vinheta deu vontade de ver mais… Então coloquei a música inteira aqui no bônus! Divirta-se com Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O’Connor no filme preferido de Paulo Francis.

Página inicial do fã-clube do Manhattan Connection

Uma resposta to “91o. post – MC de 22 de março de 2009”

  1. Renata :-) às 17:43 #

    Oi Marcos,

    Embora nao tenha assistido ao programa esta semana, acessei a área de midia com as entrevistas de Ricardo Amorim. Nao me canso de olhar! Incrível como ele está ainda mais elegante com os cabelos mais brancos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s