94o. post – MC de 12 de abril de 2009

13 abr

marcos-alexandre-manhattan-connection

Em uma semana de terremotos e erupções, os bucaneiros da Conexão Dinamite começam falando sobre a Moldávia, a China do futuro ignorada pela Europa e movida a Twitter. A avó do Caio Blinder saiu do buraco no buraco e foi parar na Barra Funda fugindo do comunismo e do código morse – e teve mais sorte que o embaixador brasileiro no Paraguai. Diogo Mainardi leu o Almanaque Abril e deu uma aula sobre a história infinita do país – mas Lucas Mendes mudou o assunto para os piratas da Somália, que já descolaram 250 milhões de dólares em resgates e criaram uma indústria de construção civil e de buffets para manter tantos reféns. Falando em piratas: é na ilha deles que o viajante Obama está de olho. Mas como ele vai afinar o discurso e pedir concessões, a viagem não tem importância alguma. Enquanto isso, nos Estados Unidos as fábricas de armas não enfrentam crise: o lobby tem calibre e as ações bombaram.

No segundo bloco os manhattans falam do obamista, pessimista e nobelista
Paul Krugman e seus influentes textos no The New York Times. O enfat terrible adapta a realidade a suas ideias e não serve como inspiração para Ricardo Fim-Do-Mundo Amorim – que falou sobre a bolha no mercado de títulos do tesouro americano (que não explodiu mas já está vazando há meses) e mostrou a foto do Caio na revista Caras. Diogo falou sobre o perfil de Krugman na Newsweek, e no mesmo segmento Lucas comentou e-mails de assinantes, falou do meu fã-clube do programa (e até mostrou uma fotinho minha!) e indicou dois livros: Quero construir minha história, de Fernando Dolabela, e Aprendi com meu chefe, de Ricardo Gallupo. O primeiro é da editora Sextante e o segundo da Saraiva – mas os sites de ambas não divulgam os livros e retornam uma mensagem de “conteúdo inexistente” quando se tenta descobrir alguma coisa sobre eles. O mesmo aconteceu há poucas semanas quando o escritor Sérgio Rodrigues apareceu como entrevistado no Manhattan Connection divulgando o livro Elza, a garota – e que também não aparecia no site da sua editora, a Nova Fronteira. Por que será que as editoras brasileiras não atualizam seus sites?

A seguir, o campeão da brevidade John Cheever ganha uma longa biografia com mais de 700 páginas. Grande escritor de pequenos contos, Cheever era normalzinho – mas tinha um lado conturbado e produziu uma obra literária falando sobre pessoas do subúrbio que dão uma despirocada completa. Diogo Mainardi também despirocou um pouco e falou homossexualismo em vez de homossexualidade – e indicou o filme The swimmer (trailer aqui, trecho aqui).

O filme The swimmer é de 1968 – mas não foi um marco daquela geração como Hair, o novo velho sucesso da Broadway. Despido de vergonha e com lendários números musicais, a peça revive depois de 40 anos com os mesmos conflitos sobre drogas, sexo grupal e horóscopo. Naquela época Pedro Andrade não tinha nascido e Caio Blinder tinha cabelo, mas até hoje Hair é ainda o centro permanente da contracultura – mesmo que a maioria esteja do outro lado.

O que foi aquela reportagem do Pedro Andrade esta semana? Além da camiseta do programa a lojinha do GNT deveria vender também um babador com a logo do Manhattan Connection… Ah sim, e os chocolates também pareceram ótimos!

Momento ManhaTIE Connection: Lucas mais uma vez foi ao MC sem gravata – e desta vez com um paletó cinza e uma malha escura melhores do que a malha e o paletó da semana passada. Ao lado dele, Caio usou uma gravata com fundo vermelho e com estampas branquinhas meio estranhas, e Pedro foi com uma bem moderna, lilás com toques de branco. Enquanto isso, no balneário, Ricardo pode ser pessimista em relação aos Estados Unidos – mas não deixou de ser patriota e usou uma gravata super elegante com as cores da bandeira americana. Como nesta semana tivemos três manhattans engravatados na bancada, volta a entrega de medalhas para as gravatas: a de ouro vai para a do Pedro, a de prata para a do Ricardo e a de bronze para a do Caio.

Fórum da semana & Vinhetas da semana: não são só as editoras que esquecem de atualizar seus sites com seus próprios lançamentos… Às vezes o canal GNT também esquece de postar na página do Manhattan Connection as respostas do fórum e as informações das vinhetas :-|

Bônus da semana: uma das minhas sequências preferidas de Seinfeld – aquela em que Susan lê uma carta que John Cheever escreveu para seu pai. Certamente uma das mais despirocadas cenas na história dos sitcoms!

Página inicial do fã-clube do Manhattan Connection

9 Respostas to “94o. post – MC de 12 de abril de 2009”

  1. Eduardo Neves :-) às 11:16 #

    Bom dia, Ontem fui eu quem mandei uma pergunta sobre a bolha dos titulos americanos, gostaria q este assunto fosse discutido mais a fundos neste blog, pois é algo muito importante e coloca em cheque a “soberania” do dolar…..
    abraço a todos

  2. Marcos :-) às 11:32 #

    Se os manhattans não entendem nada de bíblia, eu não entendo nada de economia…. Heheheheh. Mas quem quiser fique à vontade para discutir as bolhas. Aliás, na entrevista do Ricardo para a Revista do Investidor ele já fala bem disso, olhem a entrevista completa na área de mídia no fã-clube e confiram :-)

  3. Leonardo :-) às 15:04 #

    Eu fiquei admirado pelas fotografias com crianças numa certa exposição, citada durante o programa. Mas, não gravei o nome do fotógrafo. Alguém que se recorde do nome poderia deixar postado aqui no mural? Obrigado!

  4. Marcos :-) às 15:10 #

    Ruud van Empel é o nome do cara.

  5. Leonardo :-) às 16:12 #

    Marcos, muito obrigado!

  6. Gerana Damulakis :-) às 23:28 #

    Marcos: vi sua foto no programa. Bacana.
    Que bom que vc colocou a entrevista completa com RA. Vc faz um trabalho maravilhoso aqui. Parabéns!

  7. Carla :-) às 10:22 #

    Marcos, por causa da presença do Pedro que o Mainardi aparece mais bronzeado e de pele hidratada? A concorrência de belezas está fazendo bem ao programa. Que continue assim!

  8. Marcos :-) às 12:27 #

    Não acho que tenha a ver com o Pedro, mas realmente o Diogo estava muito bonito no programa desta semana, com o cabelo menos desarrumado e com a pele boa…

  9. Joao Pedro :-) às 13:57 #

    Eu tenho algums FEELENGS sobre o DOLAR – sé é assim que se pode falar-, o Dólar vai entrar em Colapso no curto prazo, isso pode trazer uma convulsao social nos EUA, uma intervenção do estado na economia de forma quase CONUNISTA, com muitas privatizações…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s