109o. post – MC de 23 de agosto de 2009

24 ago
HawaiiSurf530
  
Os cinco da Conexão Oitocentona voltaram das férias constatando que depois de um mês longe, quase nada mudou. O Sarney sarneia, o Iraque iraqa e o Berlusconi deita e rola – e o estado de saúde de Barack Obama cai vítima do vírus conservador. Seu plano é nazista e não consegue cicatrizar as feridas: a esquerda foi para a direita, a direita foi para o hospício e até o Caio Blinder começou a falar mais devagar. Os velhinhos vão morrer e a reforma foi detonada. Que reforma? O plano não é claro, mas Ricardo Amorim deu total razão para Warren Buffet, que publicou o artigo The greenback effect no jornal The New York Times, e para Lucas Mendes, que esceveu a coluna Saúde suína no site da BBC. Antes de desligarem a tomada da vovó, os manhattans ainda fizeram outros diagnósticos sobre Chávez, o Brasil e a Colômbia – e Caio terminou o bloco usando a sabedoria mineira para dar uma resposta com boas notícias sobre a guerra.
 
A seguir, o Hawaii faz 50 anos – mas não há ondas na festa, a maré do turismo está baixa e seu filho mais ilustre surfa nas águas traiçoeiras da Casa Branca. A família do Caio tem um apartamento no estado – pelo menos até que o revolucionário Lucas Mendes consiga restaurar a monarquia no paraíso americano. Falando em paraíso, Diogo Mainardi passou as férias visitando seu paraíso particular em Veneza. Não dá para viver naquela ilhota – mas seus roedores renderam a ótima coluna Um mundo correto. Enquanto isso, Caio fez uma romaria pelos parlamentos europeus, Lucas foi para um hotel que está decaindo em Araxá e Ricardo fez o melhor programa de todos: foi ver jacarés na África. Como ele, eu também adoro jacarés e tenho até uma pequena coleção destes adoráveis bichinhos aqui.
 
O terceiro bloco começa com confete e com o Brasil na imprensa – e tudo com direito até a uma vinheta especial. Na semana que passou o jornal The New York Times publicou a matéria Brazil seeks more control of oil beneath its seas, a revista BusinessWeek fez a reportagem Brazil’s coming rebound e o Financial Times deu quatro estrelas para o filme Afterschool. Lucas ainda deu a dica da Rádio GNT, que tem uma playlist com as músicas que aparecem no Manhattan Connection. Eu tentei acessar algumas vezes, mas só aparecia uma mensagem que dizia “Conteúdo indisponível, tente mais tarde”. Bem, eu realmente tentei mais tarde – e desta vez funcionou. Tente você também aqui.
 
Para terminar, os ETs nos visitam novamente – mas não desembarcam em um país rico e preferem a África do Sul. O jovem diretor Neill Blomkamp teve Peter Jackson como mentor e criou mais do que uma obra de ficção científica: o filme District 9 é uma alegoria política de outro mundo que o Pedro viu, gostou e recomendou. Eu não vi ainda, então só posso recomendar o site bem criativo feito para humanos e extraterrestres aqui. E se até os ETs estão tão perdidos como nós, quem pode culpar os manhattans por não lembrarem de um filme que fala bem de uma grande corporação? Eu só lembrei de um em que a “mocinha” da história é uma pequena empresa onde todos acabam felizes para sempre. Mandei a dica para o Lucas e para o Ricardo, mas não sei se a resposta valeu – então é melhor terminar este post por aqui com as dicas de leitura do momento jabá, que esta semana mostrou os livros A boca da verdade de Mario Sabino, Dicionário Lula de Ali Kamel (reportagem compreensiva na Veja e trechos aqui) e Sob a lupa do economista (blog dos autores Carlos Gonçalves e Mauro Rodrigues aqui).
 
Estávamos todos com saudades e foi ótimo rever os manhattans na telinha do canal GNT, principalmente em uma edição com tanto bom-humor e boas risadas – e as breathtaking dicas do escravo branco Pedro Andrade. Aliás, para comemorar a volta do programa ao ar, publiquei mais um quiz no Facebook: Que ex-integrante do Manhattan Connection é você? Vejam aqui – ah, e para quem ainda não fez: o primeiro quiz, Quem é você no Manhattan Connection?, continua no ar aqui. Nas duas próximas semanas vou publicar mais quizzes, inclusive um super desafio :-)
  
Momento ManhaTIE Connection: Lucas voltou de Araxá bem inspirado, e usou uma gravata com fundo bordô e estampas douradas que pareciam enormes caracteres orientais. Caio trouxe do parlamento da Hungria uma gravata quadriculada meio brilhante, e Ricardo escolheu uma de tom azul que estranhamente pareceu um tanto grande demais – mas deve ser esta a moda na África. No último bloco, Pedro vestiu uma gravata listrada e saiu por aí – o belo agora apresenta um monte de programas na TV americana e não sei como ele ainda acha tempo para malhar e manter o corpitcho em alta. Mas vamos aos resultados da semana: Lucas leva o troféu Dona Beija, e as medalhas de ouro, prata e bronze vão respectivamente para Pedro, Caio e Ricardo.
 
MSCL1 Momento My so-called life:
 
People throwing themselves at people is, like, the basis of civilization.
Rayanne
  
Bônus da semana: em homenagem às respostas mudas de Ricardo Amorim, a famosa cena de Charles Chaplin fazendo a dança com os pãezinhos no filme The gold rush – apenas para lembrar que o talento nem sempre precisa de palavras e que o cinema nem sempre precisa de naves espaciais ;-)
 
 

8 Respostas to “109o. post – MC de 23 de agosto de 2009”

  1. Miriam Scaff :-) às 17:10 #

    Gostaria que o Ricardo Amorim comentasse a respeito do que o Diogo Mainardi escreveu sobre as previsões do Arch Crawford.

    Obrigada

  2. Thaynara :-) às 18:11 #

    O Mainardi voltou ainda mais bonito de Veneza! Espero que não tenha pego piolhos… haha

    Abração e mais uma vez, parabéns pelo blog

  3. FABIO :-) às 20:43 #

    Ótimo post.Como eu estava com saudades do programa…Bem que poderia durar 1:30…
    RUMO AO 1.000 PROGRAMA!!!

  4. Marcos :-) às 7:31 #

    É verdade, Thaynara… O Diogo estava super bem no programa!

  5. ana claudia :-) às 7:49 #

    oie!! muito legal seu blog,sempre entro,mas nunca comento,e de quebra ja queria abusar(caso vc leia essa caixa de comentarios),dava p/ me dizer o nome da musica que tocou hj no final do programa,no filme da juliane moore?? eh em frances mas naum consegui ver o titulo nos creditos…obrigada e parabens pelo blog,perfeito!!

  6. Marcos :-) às 8:07 #

    Oi Ana, não sei o nome da música também. Tente ver em uma das reprises do programa!

    Boa sorte :-)

  7. Marcos :-) às 15:04 #

    Ana, vi a reprise e prestei atenção: a música é em italiano, é Via con me, de Paolo Conte.

    Marcos

  8. cely :-) às 23:47 #

    porque diogo parece tão triste/ ? e o ricardo amorim casou nas ferias ou não? ta usando aliança na mão esquerda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s