113º post – MC de 20 de setembro de 2009

21 set
sara tears
  
De acordo com a Conexão Consoante, todo mundo vem ao circo da Primeira Avenida ver a estreia do grande mágico e do presidente que é mais paparicado fora do que dentro de casa e que, multilateral e enfrentando múltiplos desafios, tira coelhos retóricos da cartola. Dito isso, o problema é a xaropada em que Obama entrega, entrega e não recebe. O espaço ficou menor no picadeiro onde Lula é um anãozinho velho e gordo como Silvio Belusconi, e enquanto Caio Blinder nos poupou de uma explicação técnica sobre o escudo antimísseis, em nosso quintal Uribe fez a mágica dos telefones na Colômbia e a situação não ficou nada boa para os jornalistas na Argentina.
 
No segundo bloco, uma parte do circo dos novos pobres e dos novos ricos foi ver o espetáculo para 20 e tantos em Pittsburgh. O pior da crise parece que passou, e as locomotivas asiáticas engrenaram a economia. Ricardo Amorim falou quais dos bichos merecem umas chicotadas e explicou por que é melhor ampliar a reunião do que ficar fora dela. Lula vai falar sobre um novo combustível chamado petróleo – mas o etanol vai voltar com tudo. E Sarkozy, que quer domar os banqueiros e adotar o índice de sexo do Butão, tem um PIB altíssimo com a Dona Carla. No momento Brasil na imprensa só teve matéria paga, e Ricardo falou de um monte de problemas que não são novidades. No momento jabá Caio indicou um livro que não deu para ver o título, e no momento e-mails os manhattans indicaram os sites Real clear politics e Real clear markets
 
A seguir, o desemprego em New York passa da média nacional, mas professores recebem salário sem trabalhar e dão uma péssima lição em um provão de obstáculos. Em função das conquistas o sindicato virou um abuso tão grande que fez até o Caio se opor ao Obama, e a estabilidade é preocupante. A pauta é da revista The New Yorker (leia a matéria The rubber room aqui) – e no Brasil o sistema nivela por baixo os professores que vão mudar a cara do país.
 
Para terminar, quem trabalha na TV aberta americana está arisco. A NBC deu um salto mortal, e no monólogo de Jay Leno só seu ouve uma palavra: socorro! A crise é séria, e o humor ácido não consegue salvar a televisão enferrujada. Dom Pedro Andrade não fala mal de nenhuma emissora, muito menos das que deixam de investir em seriados para investirem em talk shows esperando ganhar mais dinheiro com uma receita menor – afinal hoje em dia só quem quer assiste ao comercial do refrigerante Tabajara. Se Diogo Mainardi fosse o Boni, não colocaria dois programas idênticos um atrás do outro – mas também não saberia como substituir as novelas brasileiras. Eu não vejo novelas desde 1994 mas aposto que nunca houve nem nunca haverá uma tão boa quanto Renascer, e prefiro assistir mesmo aos seriados (enquanto eles durarem). Falando nisso, a nova temporada de Curb your enthusiasm acabou de começar, e na semana que vem começam Desperate housewives, Family guy (o preferido do Diogo), American dad e a novidade The Cleveland show. Com tantas coisas boas para ver, realmente só assiste a novelas e comerciais quem quer… Mas voltando ao assunto, os programas comentados neste bloco do MC são estes aqui: o do Jay Leno, o do Conan O´Brien e o do David Letterman (que também tem uma página dentro do site do canal GNT aqui).
 
Resultado da promoção da caneca do Manhattan Connection: a pergunta foi Qual o nome completo da Angélica? e todo mundo respondeu Angélica Vieira – exceto a Renata, leitora do blog, e o meu amigo Adézio, de Floripa. Os dois foram os únicos que deram a resposta correta. Como a reposta da Renata chegou primeiro, a caneca foi para ela.
 
Momento ManhaTIE Connection: esta semana o domador Lucas Mendes usou uma gravata discreta, azul com branco. Ao seu lado, o engolidor de fogo Caio Blinder escolheu uma vermelha com estampinhas amareladas, e o mágico Pedro Andrade uma azul marinho. Todas estavam boas – mas a melhor foi a vermelha com listras do equilibrista Ricardo Amorim.
 
MSCL1 Momento My so-called life:
 
Maybe teachers have a hidden life, where they’re actually, like, human. Where they have, I don’t know, dignity. Or maybe not.
Angela
 
Bônus da semana: assistindo aos manhattans falarem sobre Jay Leno lembrei da primeira vez que vi o programa dele, por acaso, quando estava zapeando pela TV. Isso faz mais de 10 anos e foi no canal Superstation, que fazia parte da grade da NET e que exibia vários programas da TV americana algumas horas depois de sua exibição original. Eu não sabia quem era Jay Leno – mas parei no canal porque conhecia sua entrevistada: Dolly Parton. Nunca esqueci a cena dela cantando I will always love you no filme The best little whorehouse in Texas, que passava na Globo nos anos 80 e a que eu assistia quando era criança. Achei justamente esta cena no YouTube – e resolvi colocá-la aqui no bônus. Enjoy :-)
 
  
AVISO: a área de mídia do fã-clube do Manhattan Connection foi atualizada com os seguintes itens:
– Chico lindo, perfil de Pedro Andrade publicado na Complot Magazine
– Entrevista de Ricardo Amorim à InfoMoney TV
– Crise econômica e a nova ordem global: Fuga para o futuro, palestra de Ricardo Amorim
 
A área de mídia fica na página inicial do fã-clube do Manhattan Connection. Dá uma olhada!

2 Respostas to “113º post – MC de 20 de setembro de 2009”

  1. Luiz Conté :-) às 8:28 #

    Amigos, o MC necessita urgente de mais uma pessoa em NY. Talvez alguém para fazer o contraponto do Caio. Seria preferível uma joranlista, mas certamente não é fácil encontrar algum jornalista brasileiro que pudesse entrar no programa agora com a necessária vivência nos Estados Unidos. Quem sabe uma pessoa oriunda da academia e ao memo tempo com uma visão prática do mundo, como um cientísta político.

  2. cely :-) às 23:48 #

    o programa ja foi bem melhor, anda meio caidinho, parece ate que diminuiu o horario, agora o de um quadro p/ outro passa rapido. por uma aposta feita, gostaria de saber se o ricardo amorim casou-se, pois uns dizem que ele anda de aliança, outros dizem que e anel, podem esclarecer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s