119º post – MC de 22 de novembro de 2009

23 nov
 
 
O capitão Lucas Mendes começou a Conexão Pirata apresentando seus grumetes – inclusive o Pedro de Andrade. Esqueçamos as guerras e revoluções: o assunto mais importante da semana é Johnny Depp, o homem mais sexy do mundo segundo a revista People. Depois dele, a celebridade em pauta – e a única do Alaska – é Sarah Palin, uma profissional da autopromoção abençoada pelos liberais. Todo mundo quer ir para a cama com ela – mas não votam nem a pau. Sarah tem um site, uma página no Facebook e um livro (trecho aqui) – e foi tema da última Newsweek em duas matérias: Palin´s base appeal e Gone rogue. A conversa entre os manhattans continuou, mas confesso que não consegui prestar muita atenção – afinal no primeiro bloco do MC a gente demora um pouco para acostumar os olhos ao contraste de cenários do programa. O novo de New York ficou lindo, mas o do Rio, que sempre foi feio, ficou pior ainda na comparação. É difícil prestar atenção aos comentários do Diogo e do Ricardo cada vez que aquela monstruosidade aparece na tela, e acabei perdendo boa parte do debate. O que consegui pegar por alto foi que a Eslovênia vai ganhar a próxima copa do mundo, e que Ahmadinejad veio ao Brasil enforcar os opositores com a ajuda de nosso imoral presidente.
 
No segundo bloco, agora um pouco mais acostumado com o cenário tão indecente quanto um certo presidente sul-americano, acompanhei a tragédia dos imigrantes chineses na história longa – mas boa – contada pelo Caio com uma contribuição final do Diogo. Está tudo no livro The snakehead: an epic tale of the Chinatown underworld and the American dream, de Patrick Radden Keefe, que conta a história de Sister Ping e do navio Golden Venture. A dona Corleone de Chinatown está presa, um trecho do livro está aqui e o site do autor aqui. Brasil na imprensa: Brazil´s new standing threatened by Ahmadinejad visit, matéria do The Wall Street Journal sobre a ameaça da visita de Ahmadinejad à posição diplomática brasileira.
 
A seguir os manhattans receberam a visita de Monique Gardenberg, diretora do seriado Ó paí, ó, que nem eu nem os manhattans sabíamos que existia – mas que quer dizer Olha prá isso e foi indicado ao International Emmy. Muito simpática, a baiana Monique explicou que o episódio que concorre ao prêmio deu uma vestimenta pop a um microcosmo pobre e cheio de vida da sua terra natal – mas como o Diogo e o Ricardo participaram muito deste bloco e o cenário mudava a todo momento do bonito de NYC para o favelado do Rio, fiquei meio zonzo e não consegui prestar muita atenção à conversa. Só lembro do comentário do Ricardo de que os candidatos ao Oscar são selecionados pelo idioma. Mas eu, que não sou economista nem cineasta, mas sou cinéfilo, sei que a seleção é feita por nacionalidade e não por idioma. Foi assim que a Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de melhor atriz por Central do Brasil, um filme brasileiro falado em português que, por ter sido comprado por um estúdio dos Estados Unidos, foi considerado americano e portanto elegível para as categorias principais.
 
O filme comentado no último bloco foi Pirate radio, que fala da explosão do rock britânico na década de 1960. Na época a BBC só tocava duas horas de rock por semana – mas os súditos britânicos dançavam ao som das rádios que transmitiam de alto-mar. Pedro achou o filme divertidíssimo – e eu também. Na verdade eu vi a primeira versão, lançada na Inglaterra no início deste ano com o nome de The boat that rocked e que em seguida foi parar na internet em alta definição. Para mim este foi um dos grandes filmes do ano, e fiquei curioso para ver se a versão americana reeditada é realmente melhor (eu acho que não). Os manhattans falaram ainda sobre Gigi Gaston, uma personagem montada com base em clichês que foi tema de uma exposição e da coluna Gigi, flor negra e falsa, de Lucas Mendes. Ainda falando sobre colunas e cinema: assim como qualquer pessoa sensata neste mundo, Diogo Mainardi não gostou de um certo filme sobre um certo presidente – e explicou o porquê em sua coluna Quem é o ‘Filho do Brasil’.
 
Apesar do cenário medonho que não seria aprovado nem para aparecer no filme do Lula, o programa desta semana foi bem light e divertido. Os manhattans escorregaram no cinema, mas trataram de assuntos bem diversos e interessantes. Só deixo uma sugestão: da próxima vez, falem mais sobre o Johnny Depp e menos sobre a Sarah Palin ;-)
 
Momento ManhaTIE Connection: todos os piratas do Manhattan Connection estavam super elegantes. Ricardo Amorim escolheu uma gravata de fundo azul e listras brancas, ficou tão galante quanto Errol Flynn e ganhou o troféu Captain Blood. Pedro de Andrade usou uma gravata com fundo marrom e pontinhos claros – ficou o mais sexy e ganhou o prêmio Jack Sparrow. Lucas Mendes também foi de pontinhos – mas com fundo bordô, e ganhou a medalha Capitão Gancho. E não, eu não vou dar o troféu Papagaio-de-pirata para o Caio Blinder. Pelo seu conhecimento sobre Chinatown, o barbudinho do PT merece mais uma vez o prêmio She´s-my-sister-she´s-my-daughter-she´s-my-sister-she´s-my-daughter.
 
 Momento My so-called life:
Apparently Delia Fischer smiles at everyone. She probably comes from one of those small towns where everyone’s friendly and smiles at you for no reason. I hate that type of town.
 
Brian

Bônus da semana: o bônus é bem óbvio, mas realmente vale a pena: é o clipe da música Je suis perdue, de Gigi Gaston.

Página inicial do fã-clube do Manhattan Connection

Uma resposta to “119º post – MC de 22 de novembro de 2009”

  1. Thaynara :-) às 15:47 #

    Que bom que você voltou!
    Essa foto do Johnny Depp que vc escolheu para o post valeu todo o cansaço provocado pelo cenário do MC (e vc tem toda razão sobre ele). Apesar de eu prestar mais atenção no Diogo, sempre! =)
    Abraço e bem vindo de volta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s