139º post – MC de 11 de abril de 2010

12 abr

 

Segundo os insensatos da Conexão Bom Senso, tudo que o Obama fala, promete e faz é controverso: o presidente está detonando projetos de guerra e paz para tentar alcançar o sonho distante de um mundo sem armas nucleares. Caio Blinder respondeu quem é contra e fez a piada do programa – mas os russos, que só tem as armas nucleares como lembrança das glórias passadas, não devem ter achado graça. Diogo Mainardi quer bombardear – mas Ricardo Amorim lembrou a disposição americana de não atacar (mesmo com Obama tendo dobrado o orçamento nuclear). Falante e inspirado, Ricardo continuou a falar sobre o terrorismo atômico e o convencional – e o programa quase não teve tempo de revelar o que o Putin quer dos hermanos Chávez e Morales. Para encerrar o bloco, Caio explicou tão facilmente por que é o especialista em tãos do Manhattan.

No segundo bloco, um magnata americano do século XIX deu no Citizen Kane – e outro no prêmio Pulitzer. Os manhattans falaram um pouco sobre a história de Joseph Pulitzer, o imigrante húngaro que chegou aos Estados Unidos sem um centavo e sem falar inglês – e Lucas Mendes perguntou: qual será o escândalo se o National Enquirer papar o prêmio? O tablóide paga suas fontes, faz fofocas e calúnias – mas foi o primeiro a fazer uma reportagem investigativa sobre o escândalo sexual de John Edwards. No Brasil os tablóides também são bem sucedidos, mas as coisas sempre caminham juntas: os grandes casos de corrupção sempre precisam da colaboração familiar. Brasil na imprensa: choveu, e o mundo perguntou se o Rio está preparado para sediar a copa do mundo e as Olimpíadas. Além disso, Morena Baccarin é a cara do espaço na matéria Space face. On a more personal note, quero dizer que esta tradução do título da reportagem Space face é dedicada especialmente para a pessoa completamente louca que trabalha na Imagem Filmes e que é a responsável por lançar o filme I love you Phillip Morris no Brasil com o nome de O golpista do ano. Por que as distribuidoras brasileiras contratam pessoas malucas que só fazem burrices – e até quando isso vai acontecer?

A seguir, os manhattans são tão legais com Fernanda Santos que ela foi mais uma vez ao programa. A jornalista mudou de praia e trocou a prefeitura pelo Queens – mas desta vez a conversa não rendeu. Fernanda é super simpática e carismática, e certamente tinha coisas mais interessantes para dizer do que ficar fazendo contradições sobre o contra-senso do censo e as minorias que são maiorias. Pelo menos ela fez uma cola na mão – e ganhou o prêmio Pulitzer de piada mais engraçada do que a do Caio Blinder. Para ver um arquivo compreensivo de matérias da Fernanda no The New York Times, clique aqui.

Para encerrar, Tom Hanks não era levado a sério até que deu uma virada como historiador e agora está em todas as frentes de combate. Depois de ganhar dois Oscars consecutivos, o interesse histórico de Hanks virou obsessão e ele pode fazer o que quiser – inclusive a meticulosa minissérie The Pacific. O Ricardo e o Diogo nunca assistem aos filmes e séries comentados no MC, mas desta vez parece que nem o Lucas, o Caio e o Pedro assistiram, pois ninguém deu uma opinião. Eu vi o primeiro episódio, que foi ao ar há cerca de um mês – e não gostei. Tecnicamente a produção é impecável, mas a trama é  totalmente superficial, os personagens não cativam e o elenco é péssimo. Como produtor, Tom Hanks é mesmo mais convincente como idiota. Prefiro os filmes produzidos pela Rita Wilson, que pelo menos fazem o papel de entreter. Terminando o bloco, os manhattans falaram sobre os sites Snopes e WikiLeaks.

O melhor: A vinheta sobre o espetáculo Ovo, de Deborah Kolker. O pior: A conversa sobre o censo com Fernanda Santos. Fórum da semana: A história do Pedro Andrade sobre o sanduíche da Mama Cass veio do filme Beautiful thing?

Vídeo da semana: Soda pop confusion, com Varierty Lab.

Página inicial do fã-clube do Manhattan Connection

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s