146º post – MC de 29 de agosto de 2010

30 ago

Os infiéis da Conexão Burkada voltaram das férias falando sobre o fogo cruzado em que se encontra o imã Feisal Abdul Rauf. O agente da discórdia nascido no Kuwait e criado em New York tenta conciliar o islamismo com os valores ocidentais, e o debate é explosivo. Como ele é incompetente em relações públicas e toda guerra santa é guerra suja, os americanos continuam mal informados sobre o direito à religião e à propriedade. De Veneza, o sultão Mainardi acha que a questão mais importante é a bomba iraniana – mas foi de Lucas Mendes a explicação que ninguém deu: o assunto só é polêmico porque vai haver eleições em novembro, e quem está certo é o prefeito judeu. 

O primeiro bloco terminou com algumas respostas curtas e grossas e com uma pegadinha budista, e o segundo começou com Elizabeth Warren, uma vovó pacata quase doce que é uma fera na selva financeira. Se escolhida por Obama, a professorinha de Harvard será o xerife que vai enquadrar Wall Street e as operadoras de cartões de crédito. No novo contrato vai haver menos risco mas também menos dinheiro: é o outro lado da moeda. Enquanto o governo americano estava com o papagaio na mão, a Newsweek fez a pesquisa The world´s best countries e a The Economist publicou The miracle of the cerrado, uma matéria enorme sobre a agricultura brasileira.

A seguir, o clima ficou hot, hot, hot.  O calor de 1896 fez a carreira de Teddy Roosevelt e está no livro Hot time in the old town (trecho aqui), de Edward P. Kohn, que conta que o que mata não é o calor e sim a falta de planejamento. Roosevelt brigou com a companhia de gelo e ficou a favor do povo oprimido – mas não convenceu Diogo Mainardi a acreditar no aquecimento global nem no ataque de percevejos no Empire State Building.

Para encerrar, os críticos dizem que o filme Scott Pilgrim vs. the world é o melhor vídeo game da história. Na neve de Toronto, uma love story de kung fu baseada na HQ de Brian Lee O´Malley e estrelada pelo novo ídolo da moçada fez 23 milhões de dólares de bilheteria no primeiro final de semana – mas é um filmeco ruim demais. Caio Blinder fez um discurso ricardiano sobre a vida sem perspectivas e concordou 7 vezes com o Pedro Andrade – e eu também. A edição “moderninha” é bem forçada, e para falar a verdade acho que a única boa atuação do Michael Cera foi em Arrested development e que a única parte boa do filme é a cena em que toca uma versão da música By your side, da Sade – que eu considero a música mais romântica do mundo. Ainda falando em filmes: o Facebook é do mal, mas o filme The social network vai bombar no bom sentido. Veja o trailer aqui e leia um trecho do livro Accidental billionaires aqui. Antes do boa-noite com um filme médio do Woody Allen, Lucas mencionou a coluna Vou embora, de Diogo Mainardi, e o hilário  vídeo da disputa entre Little Miss Macho, My Wife Doesn´t Know e My Wife Knows Everything.

 O melhor: até o final do terceiro bloco juro que eu ia dizer que o melhor foi o óculos que o Lucas usou para ficar sexy e não para enxergar melhor – mas na vinheta o Pedro Andarde roubou a cena usando o melhor decote jamais visto na televisão. Hot, hot, hot. O pior: o cenário do Rio de Janeiro: entra ano, sai ano, e aquela coisa horrível continua lá. Fórum da semana: o esquema veneziano do Boninho precisa mesmo deixar o Diogo Mainardi o tempo todo em close-up?  

PS – veja o post anterior e participe da campanha Manhattan Connection na Globo Internacional.

3 Respostas to “146º post – MC de 29 de agosto de 2010”

  1. iara :-) às 11:46 #

    O Lucas realmente acertou , ficou ótimo óculos!

  2. Alessandro :-) às 23:09 #

    O comentário do mainardi agora foi, na minha opiniao, ridículo. Dizer que, pra sair da crise que foi gerada na falta de regulamentação do setor financeiro, que se alavancou alem do que poderia e quebrou meio mundo, basta “deixar a economia por si só” é… Ridículo.

    De qualquer forma, vale a ressalva: não há surpresa. No caso dele, isso soa pra mim como um sinal de coerência.

  3. Marcelo Chaves :-) às 9:02 #

    Muito bom ter o blog de volta.
    O MC é mais completo com a leitura, os comentários e a crítica feita por você.
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo brilhante trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s