157º post – MC de 21 de novembro de 2010

22 nov

As esfinges da Conexão Cleópatra botaram Barack Obama para correr – desta vez para a Europa. Ameaçado pelas ogivas conservadoras do senado, o presidente apressou tudo com um argumento falso. O acordo é bom – mas vai levar um tempo para aprovar este troço. Enquanto as grandes potências não explodem uma à outra, a solução desta semana foi ótima para a Irlanda e Hillary Clinton assumiu o posto de xerife d’O extenuante, exasperante e frustrante oriente médio – que muda e fica sempre o mesmo: o velho Egito não é a Síria e nem tudo vai bem no país mais populoso do mundo árabe. Vai haver eleição mas ninguém vota, e segundo a esfinge Blinder há dúvidas sobre o faraozinho e o blocão do PMDB. E se no Egito o Ricardo Amorim não está no poder, pelo menos o Diogo Mainardi colocou o país no tabuleiro da baiana.

A seguir, a Cleópatra real é uma ilustre desconhecida desvendada na biografia Cleopatra: a life, de Stacy Schiff (trecho aqui). A grega rainha do Egito era versada na arte de negociar e usava bem a língua para rolar e enrolar César e Marco Antonio. Boa de cama e de cabeça, a Margaret Thatcher com sex appeal foi uma ótima governante em uma dinastia onde todo mundo era irmão e um matava o outro. E se no passado Roma era um favelão enquanto Alexandria já tinha ATMs, hoje tudo que os ingleses querem é uma plebeia – pois O casamento real volta a ser destaque na Inglaterra.

No terceiro bloco, muita gente não sai de carro sem ela: a faraônica NPR, que traz o som da sanidade cada vez mais multimídia – e com um orçamento de 150 milhões de dólares pagos dos bolsos do Lucas Mendes e do Caio Blinder. Brasil na imprensa: Much still to do for the president-elect. Momento jabá: Rua judaica.

Para encerrar, um documentário para esfriar a cabeça: Cool it é uma resposta à verdade inconveniente de Al Gore. O filme é chato e não nega o aquecimento global – mas alega que as medidas para contra ele são uma fria e contrabalança as teses apocalípticas. Pedro Andrade é mais cético que verde – mas, como a avó dele diz, quem sabe prever o futuro é o Caio.

O melhor: o peru. O pior: saber que o James Cameron vai dirigir mais um filme. E que tem gente que vai assistir. Fórum da semana: quantos quizzes o Lucas fez nas últimas semanas? Título medonho que os brasileiros darão ao filme comentado no MC: Deu a louca no aquecimento global.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s