196º post – MC de 24 de março de 2013

20 mar

Caros amigos, o fã-clube do Manhattan Connection durou quase 5 anos e ainda não pode voltar ao ar. Mas em comemoração aos 20 anos do programa resolvi escrever este post relembrando o que aconteceu por aqui. Dá uma olhada!

Manhattan Connection  Fã-clube 2

O INÍCIO
Fundei o fã-clube do melhor programa da TV brasileira em 19 de maio de 2007. A intenção era criar um site sobre o Manhattan Connection com vídeos e textos relacionados a seus integrantes, além de um blog para comentar as edições semanais (o primeiro post está aqui). Ao logo do tempo aprimorei o conteúdo de cada post, incluindo links relacionados aos assuntos comentados pelos manhattans e também falando mais sobre as próprias conversas entre eles.

Manhattan Connection Fã-clube

CERCA DE 1
O fã-clube do Manhattan Connection começou com cerca de uma pessoa: eu, fundador e primeiro membro. Passei muitas horas navegando no Orkut (o Facebook da época) e em vários sites e blogs que tratavam de televisão, escrevendo para cada pessoa que nestes locais postava um comentário, convidando-a para conhecer o fã-clube do Manhattan Connection e entrar na lista de distribuição em que eu avisava sobre as atualizações do blog. No dia 13 de junho de 2007 o site já havia atingido 500 visitas. O Lucas mencionou o fã-clube no ar algumas vezes, e o Caio, o Pedro e o Ricardo também – o que ajudou a aumentar o número de acessos. A partir de 31 de maio de 2009, os textos do blog do fã-clube do Manhattan Connection passaram a ser reproduzidos no TV Magazine, o site mais completo sobre televisão do Brasil com mais de 4 milhões de page views por mês. As estatísticas do fã-clube do Manhattan Connection até este momento são as seguintes:
Acessos individuais ao fã-clube do Manhattan Connection e ao blog: 190.918 (sem contar as visualições no TV Magazine)
Comentários no blog: 889
Membros na lista de distribuição: 288
Membros na comunidade do Facebook: 2.415

Angélica

PELA HÓSTIA
O número de membros do fã-clube poderia ser maior, mas eu excluí muita gente da lista e da página no Facebook. Um grupo de excluídos é composto pelos que criticavam o Diogo sem saber o que estavam falando – ou melhor, escrevendo. Em toda a história do fã-clube nunca vi mais erros de português que nas mensagens escritas por estas pessoas, todas tão analfabetas quanto o Lula. Outro grupo de excluídos, um pouco menor, é composto por pessoas que perguntavam “Quem é a Angélica?” – ou “Como é a Angélica?”. A Angélica não aparece sempre em frente às câmeras, mas ela já apareceu em algumas edições do MC tanto na bancada como em VTs. Qualquer fã sabe disso. A foto dela também está nas páginas iniciais do fã-clube e do blog, e há vídeos e fotos dela na área de mídia do fã-clube.  E ela aparece no documentário Conexão Manhattan, que mostra os bastidores do programa. Só não conhece a Angélica quem não quer.

lady-gaga-bergamota
LADY BERGAMOTA
A expressão “pela hóstia” que usei no título anterior foi dita pelo Pedro no MC de 3 de janeiro de 2010 em relação ao nome vergonhoso que o filme Up in the air recebeu em português. Quando ele a usou no programa, foi engraçada e espontânea. Muitas vezes os manhattans usavam expressões assim e faziam brincadeiras e trocadilhos. Eu usava o mesmo no blog, e quem não assistia ao programa não entendia nada. E ainda me corrigia – como no caso em que eu escrevi o nome da Lady Gaga como Stephanie Bergamota [MC de 20 de fevereiro de 2011]. Dito isso, outros exemplos memoráveis são barbudinho do PT (não é quem vocês estão pensando), dá uma olhada, instituto de pesquisas Blinder & Blainder, cerca de um, compreensivo e compromisso. E a cena do Pedro dizendo ao Ricardo que o Brad Pitt iria ganhar o título de Miss America. Com total razão.

good bad ugly

THE GOOD, THE BAD AND THE FORUM
Durante alguns períodos criei maneiras diferentes de comentar momentos do MC no blog. Quando o Lucas fazia o fórum da semana, inventei um fórum do blog e a escolha do pior e do melhor momento de cada edição. Alguns deles são:

O melhor: FHC imitando a Odete Roitman. [MC de 26 de dezembro de 2010]

O pior: saber que o James Cameron vai dirigir mais um filme. E que tem gente que vai assistir. [MC de 21 de novembro de 2010]

Fórum da semana: quantas estátuas sem cabeça do Ricardo Amorim existem em Roma? [MC de 12 de dezembro de 2010]

O melhor: esta edição do MC teve vários “melhores” e não consegui escolher um só entre as fotos da Marilyn Monroe, o Lucas confundindo o Diogo com o FHC, o Ricardo dizendo “salve o prazer sexual dos pobres e dos ricos” e “tá fumado, Lucas?” – e, é claro, o pocotó-pocotó do Pedro Andrade. [MC de 24 de outubro de 2010]

O pior: saber que o Pedro Andrade não morde. [MC de 23 de janeiro de 2011]

Fórum da semana: como vai ser o nome em português do filme The American? a) Um assassino da pesada. b) Uma prostituta da pesada. c) Amor sem escalas 2. [MC de 12 de setembro de 2010]

E, no MC de 24 de janeiro de 2010:

O melhor: Caio não ter ido nu ao programa.

O pior: Caio não ter ido nu ao programa.

ricardo-amorim-nova-york

COM QUE ROUPA EU VOU?
Já que ninguém foi nu ao Manhattan Connection, também me diverti fazendo o “momento styling”, comentando as roupas dos manhattans. Quem me inspirou foi a Lúcia. Sempre que a via na bancada eu tinha a nítida impressão que ela havia estado em casa, preparando uma feijoada e ouvindo Luciana Souza, quando percebeu que era hora de ir ao estúdio gravar o MC e então saiu às pressas vestida como estava naquele momento. Coincidência ou não, depois que passei a comentar sua aparência ela passou a usar roupas mais bonitas, maquiagem e joias. Os outros manhattans, penso eu, nunca deram muita bola.

[pausa para o momento styling: Caio fica bem tanto de terno claro quanto escuro, e esta semana optou por um, digamos, “cinza-bebê”. A cor estava boa e combinou com a gravata azul e branca, mas a camisa azul estava muito fora do tom – mais ou menos como a gravata do Ricardo. Sabemos que ele fica bem até vestido com um saco de estopa, mas a gravata azulão estava um pouco pesada. Já a Lúcia, ao contrário, estava com um visual leve, de cardigã verde clarinho sobre top preto. Não é um look sofisticado como o da semana passada, mas estava bonito pela simplicidade. E o Oscar de melhor figurino da semana vai para o Lucas, que arrasou na gravata lilás com branco, super bonita e moderna e que combinou muito bem com o terno preto e camisa off-white] [MC de 28 de setembro de 2008]

Depois do momento styling passei a fazer o momento ManhaTIE Connection, comentando apenas as gravatas dos rapazes. O primeiro foi este aqui, no MC de 19 de outubro de 2008:

A gravata do Lucas, de um sóbrio tom bordô, era a mais chique – pena que não combinou com o tom da camisa nem com o paletó de estilo informal. A gravata do Ricardo, de cor vermelho-escuro com bolinhas brancas, foi a mais ousada – mas não tente fazer o mesmo, pois só ele e mais 4 homens no mundo tudo conseguem ficar bonitos e elegantes combinando gravata de bolinhas com paletó risca de giz. E a gravata do Caio, marrom-dourado com losangos pretos, foi a mais criativa e a que mais se destacou na bancada. Resultado da semana: medalha de bronze para o Lucas, de prata para o Ricardo e de ouro para o barbudinho do PT.

Viram agora quem é o barbudinho do PT? E ele apareceu novamente no MC de 22 de novembro de 2009:

Todos os piratas do Manhattan Connection estavam super elegantes. Ricardo Amorim escolheu uma gravata de fundo azul e listras brancas, ficou tão galante quanto Errol Flynn e ganhou o troféu Captain Blood. Pedro Andrade usou uma gravata com fundo marrom e pontinhos claros – ficou o mais sexy e ganhou o prêmio Jack Sparrow. Lucas Mendes também foi de pontinhos – mas com fundo bordô, e ganhou a medalha Capitão Gancho. E não, eu não vou dar o troféu Papagaio-de-pirata para o Caio Blinder. Pelo seu conhecimento sobre Chinatown, o barbudinho do PT merece mais uma vez o prêmio She´s-my-sister-she´s-my-daughter-she´s-my-sister-she´s-my-daughter.

mscl13

YOU’RE SO BEAUTIFUL, IT HURTS TO LOOK AT YOU
Durante um tempo eu também colocava no blog as respostas do fórum da semana e as informações de músicas e locais das vinhetas de cada edição do MC, como por exemplo no centésimo post, sobre o programa de 24 de maio de 2009:

Fórum da semana: deputado mal pago é mais produtivo ou mais corrupto? Caio disse pouco mas disse tudo: “Deputados bem ou mal pagos podem ser produtivos em causa própria.”

Vinhetas da semana: 1 – Mural Nature is love on earth, de Duda Penteado. Música: Happiness prevails, de Chico Hamilton. 2 – Exposição de Louise Fishman na Cheim & Read Gallery. Música: Bella, com Angus & Julia Stone. 3 – (Reportagem do Pedro Andrade) – Joyce Theater e Joe´s Pub. 4 – (Boa noite) – Filme: A história de Benny Goodman. Local: Carnegie Hall. Música: Sing, sing, sing, com Benny Goodman.

Tudo isso eu retirava do site do GNT. Mas quando o site do canal mudou (para pior) e o Manhattan Connection às vezes nem aparecia mais na lista de programas, as informações pararam de ser atualizadas. A partir do MC de 19 de julho de 2009 substitui o espaço dedicado ao fórum e às vinhetas pelo momento My so-called life, em que eu relacionava uma quote da série a um assunto comentado no programa. Não foi difícil, pois My so-called life tem o melhor texto já escrito na história do universo, e toda semana eu achava uma quote que tinha a ver com algum assunto do MC. Não consegui escolher uma preferida entre todas, então vou relembrar uma das mais engraçadas, do post sobre o MC de 6 de setembro de 2009, em que o Caio revelou as quatro comidas do apocalipse:

I cannot bring myself to eat a well-balanced meal in front of my mother. It just means too much to her.

Tão bom quanto o texto de My so-called life eram as frases dos próprios manhattans. Ao escrever os posts do blog às segundas-feiras de manhã, eu me divertia lembrando o que eles haviam dito na noite anterior. Como por exemplo:

O Sarney sarneia e o Iraque iraqa.

A esquerda foi para a direita e a direita foi para o hospício.

A Grécia é um Brasil onde se fala grego.

Em Genebra foi feita uma reunião para se decidir que seria feita outra reunião.

O Tea Party teve uma vitória surpreendente sobre o presidente, os impostos e a masturbação.

Sarah Palin, a diva lunática e paranoica, ainda compete com Michael Jackson no noticiário.

Por aqui a Dilma está do lado de lá.

Sabrina Sato

IDEIAS RABIOSAS E INCONGRUENTES
Outra marca pessoal que eu colocava no blog eram os “bônus”, vídeos que eu escolhia com conteúdos diversos mas que tinham a ver com o MC: comerciais, cenas de filmes, clipes, etc. Os mais acessados foram:

Erros de gravação de Paulo Francis:

Sabrina Sato entrevista Diogo Mainardi sobre a coluna dele sobre a pinta dela:

Pedro Andrade no clipe de Love & Evil:

E o meu preferido – a melhor sequência de todas as seis temporadas do melhor seriado sobre New York:

MC 15 anos

O POST QUE EU MAIS GOSTEI DE ESCREVER
O post que eu mais gostei de escrever foi sobre o MC de 16 de março de 2008, que comemorou os 15 anos do programa. Fui um dos convidados para ir a São Paulo assistir à gravação, e foi neste dia que realizei o sonho de conhecer e conversar pessoalmente com os manhattans.

manhattan connection new york

O POST QUE EU MAIS VOU GOSTAR DE ESCREVER
Será o post especial que vou escrever quando assistir à gravação do programa em New York.

diogo-mainardi-thumb2QUIZ
Para terminar, um quiz, como os que o Lucas costuma fazer:

      Quantas camisas azuis o Diogo tem?
      a) Cerca de uma
      b) Um milhão e meio

Enquanto pensa na resposta, veja o super quiz que eu fiz sobre o MC aqui.

Parabéns Lucas, Caio, Diogo, Ricardo, Pedro e Angélica.

i-heart-manhattan-connection

Marcos Alexandre

——

10 Respostas to “196º post – MC de 24 de março de 2013”

  1. sidney costa :-) às 11:05 #

    Alexandre, não seja rabugento. A norma culta da língua só prevalece entre os estilistas da língua — escritores e jornalistas da página impressa. Nem mesmo essa radicalização contra o “analfabetismo” do Lula, mas esse não é o problema mais grave, pois ninguém, hj, no Brasil exerce maior comunicação como ele. O problema do Lula é o malcaratismo, a senvergonhice, a ladroagem, e falta de bom senso e o vergonhoso oportunismo que só mão são enxergados por quem não quer ver.

  2. melchiades gonçalves da silva :-) às 11:46 #

    Parabens! Muito bom! Melchiades.

  3. rubia kapusta :-) às 20:48 #

    Oi Marcos Alexandre, adorei o seu post sobre os 20 anos.. muito bom relembrar… Sempre lia e as vezes comentava. Vc tambem e muito bom. Quem sabe vc volta. Abracos

  4. Fernanda Dutra :-) às 0:15 #

    Marcos, A-DO-REI o seu post. Revivi momentos bacanas da minha vida em cada link que você fez. O MC faz tão bem pra mim, que cometi a loucura de virar professora de Geografia, totalmente, influenciada pelo programa.

  5. Oi Marcos, parabéns pelo blog e fã-clube. Eu já tive o privilégio de assistir a uma gravação do MC em novembro do ano passado (inclusive uma das fotos que está neste post é de minha autoria). Quando eu fui, fiz alguns videos e bati várias fotos, se você quiser posso te mandar. Não sei se você já está cansado de ver fotos dos bastidores, mas enfim, deixo o convite aqui, é só me escrever! Beijos

  6. Luiza Rebouças :-) às 1:44 #

    Oi Marcos, td bem? Sou a Luiza que foi com vc na van à festa de 15 anos do MC… Continuo acompanhando seu trabalho e fiquei muito feliz em ver vc hoje lá na bancada. Parabéns! O MC está cada dia melhor e continuo não perdendo nenhum… Se não estou em casa, gravo. Bjss

  7. Marcos Alexandre :-) às 9:05 #

    Oi Luiza, lembro de você sim ;-)

  8. Paulo Fonseca de oliveira :-) às 11:53 #

    Parabéns! 20 anos!!
    Em tempo: apesar de já ter sido realizado o sorteio referente a frase comemorativa pelos 20 anos do programa, deixo aqui a frase e meu comentário: A frase: “Humor político-econômico inteligente que não se exaure na temporalidade”.
    Meu comentário: A qualidade não se exaure na totalidade do tempo. Significa dizer que o legado da conexão é atemporal, isto é, está no presente, no aqui e agora. Obrigado pela qualidade do programa. Somente pessoas inteligentes comentam de forma bem humorada e apimentada assuntos que me deixa uma hora frente a TV, em uma época que a qualidade está sen

  9. Paulo Fonseca de oliveira :-) às 11:58 #

    ….sendo preterida pela qualidade.
    Parabens!!!!! Srs. Lucas, Caio, Diogo, Ricardo, Pedro, Angélica. São de pessoas desse quilate que cada vez mais precisamos.

    Com satisfação em assisti-los todos domingos,

    Paulo Oliveira

  10. Paulo Fonseca de oliveira :-) às 11:59 #

    …..qualidade preteirda pela quantidade……

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s